O que meu pet tem?
12 de dezembro de 2018
Mas bicho tem isso?
12 de dezembro de 2018

Em sua Clínica, Jean sempre se depara com dúvidas dos clientes a respeito de vacinação. Tutores sempre perguntam qual, quando, onde e por quê? Bom ele vai explicar

A primeira coisa é saber qual vacina e quando aplicar. A vacina antirrábica (contra a raiva canina e felina) é obrigatória, não apenas no brasil, como em vários países do mundo. É imprescindível que seu animal seja vacinado anualmente contra a raiva, sendo que a primeira dose deve ser realizada a partir dos 120 dias de idade. A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os humanos, por isso existem campanhas anuais de vacinação de cães e gatos.

Outra vacina importantíssima e que deve ser realizada anualmente é – a hoje conhecida – vacina polivalente, que protege contra as principais doenças de cães e gatos. No caso dos cães: cinomose, parvovirose, hepatite, leptospirose, adenovirose e parainfluenza são as principais. Já, em gatos, a vacina protege contra: panleucopenia, rinotraquite, calicivirose, clamidiose e leucemia. Estas vacinas devem ser realizadas, também, anualmente e os animais devem começar a recebê-las bem novinhos -em torno de 42 dias de vida no caso de cães e 60 dias no caso dos gatos. Quando filhotes, é importante a aplicação de reforços das vacinas com intervalos de 21 a 30 dias para que o animal possa ficar totalmente protegido.

Existem ainda outras vacinas recomendadas tais como a de gripe canina e tosse dos canis ou a de Leishmaniose que deve ser utilizada em regiões onde há a ocorrência da doença ou caso o animal viaje para estes locais.

 

Agora quem devemos procurar para realizar a vacinação dos nossos Pets?

Para responder esta pergunta, primeiro tenho que explicar que vacina não é um remédio; ela é um produto biológico que precisa de vários fatores para que funcione corretamente, como por exemplo, condições corretas de transporte e armazenamento e, principalmente, que o animal apresente estado de saúde perfeito para que seu corpo possa responder bem e produzir anticorpos contra as doenças. Por isso é importantíssimo que o animal passe sempre por uma avaliação com um médico veterinário antes de vacinar, caso contrário, o animal vacinado não estará protegido, podendo vir, futuramente, a ficar doente ao entrar em contato com algumas destas moléstias.

 

Prevenção

Para finalizar, gostaria de reafirmar que a vacinação é o melhor que você pode fazer pelo seu pet, afinal a prevenção é o melhor caminho. Quanto aos valores, não se preocupe, pois com acompanhamento veterinário, avaliação e aplicação de vacina, os gastos anuais serão menores do que os gastos mensais com alimentação e estética de seu animal, ou seja, não vacinar é o famoso ‘barato que sai caro’, porque além de dispendioso e traumático, o tratamento pode não ser o suficiente para salvar a vida de seu animal; já a vacinação correta, sim.