Projetos Sociais

Parceria com ONGS

O Hospital Veterinário São Francisco Mantem parceria com Grupos de proteção animal com programas de descontos e auxílio aos animais de rua, entre eles:


Grupo Patinhas

Um grupo de amigos que, inicialmente, trabalhava individualmente na Causa Animal. Então, resolveram se unir para organizar um evento com a intenção de arrecadar fundos destinados a ajudar algumas protetoras. Daí surgiu a Balada Animal e o Grupo Patinhas de Proteção Animal.Desde então as coisas foram fluindo e acontecendo.

Para bancar as despesas, contam com uma caixinha mensal onde as pessoas contribuem com uma determinada quantia, também possuem produtos como calendários e camisas que são vendidos, além de arrecadarem material reciclável . Todo esse dinheiro é pra manter esses animais com ração, vacina, antiparasitarios, consultas e procedimentos. “Nosso intuito é oferecer sempre o melhor pra esses bichinhos. Se caiu nas nossas mãos, faremos sempre o melhor, lutamos para que o animal esteja saudável e feliz, conseguindo assim uma boa adoção.”

Participantes: Cida, Claudia, Divanilda, Hernani, Jéssica e Valéria.


Ong Recanto dos Animais

A ONG Recanto dos animais, atuante em Ouro Branco, trabalha em prol da proteção e adoção consciente de animais. Por não terem sede própria, são grandes apoiadores de lares temporários, onde os animais são tratados e cuidados para, posteriormente, serem encaminhados para adoção. Todos os custos dessa etapa são custeados através de doações e parcerias, que tornam possíveis a atuação deles.

Castração

O Hospital veterinário participa do Programa de Controle Ético de Natalidade de Animais de Pequeno Porte, ou simplesmente Castramóvel do Codap (Consórcio do alto paraopeba). O programa visa ao manejo humanitário e efetivo destes animais, para combater a superpopulação deles, o que é um problema real dos municípios consorciados. O consórcio assegura várias medidas permanentes, de maneira ordenada, a curto, médio e longo prazo, a fim de implantar um programa efetivo, humanitário e sustentável de gerenciamento de populações de cães e gatos. Entre essas medidas, ela destaca o controle reprodutivo, a identificação animal e a educação em guarda responsável e bem-estar animal.

– O controle reprodutivo são as campanhas permanentes e gratuitas para a prática da esterilização cirúrgica em massa de cães e gatos, machos e fêmeas, com o objetivo de realizar o efetivo controle da população e prevenção do abandono e de maus-tratos. Para saúde pública, a esterilização cirúrgica de cães e gatos assume importância não apenas para questão de controle da população animal, mas também para redução do número de agressões a seres humanos, uma vez que animais esterilizados atacam menos do que os não esterilizados;

- A identificação e registro do animal, por meio de microchipagem, que permite o rastreamento dos tutores, coibindo o abandono e maus-tratos, e atribui maior responsabilidade aos tutores;

– A educação em guarda responsável e bem-estar animal é uma ação permanente de educação e promoção da guarda responsável, que aborda os cuidados básicos de saúde, vacinação, esterilização, bem como a senciência (capacidade dos seres de experimentarem sensações e sentimentos de forma consciente) e o bem-estar animal nas escolas dos municípios consorciados.

Campanha Vacina Solidária

O CVSF realizou a campanha vacina solidária no mês de Maio de 2019. 5% do valor arrecadado nas vacinações, foi revertido para tratamentos de cães de rua.

O Centro veterinário sempre atende animais de rua, sejam atropelados ou com doenças ou outras afecções, os valores arrecadados foram utilizados para o tratamento destes animais, desonerando assim protetores ou ong's que levam os animais na clínica.

Cirurgia Salva Lobo Guara

O centro veterinário São Francisco tem um parceria e dá apoio médico veterinário ao Santuário do caraça desde 2012, quando realizou o tratamento de um dos lobos guaras, ícones e principal atração do santuário.

A loba apresentava um tumor no pescoço, após ser capturada foi realizada uma cirurgia dentro do Santuário do caraça com a retirada do tumor e em menos de 24 horas o animal voltou ao seu habitat. O fato teve grande repercussão saindo inclusive em jornais do estado.

REPORTAGEM COMPLETA

Cachorro do Mato em recuperação depois de Cirurgia

Já em 2016 atendemos um cachorro do mato com o membro anterior (pata dianteira) fraturado. Este também passou por cirurgia, onde foi colocada uma placa e parafusos e o mesmo também voltou para seu habitat em poucos dias.

REPORTAGEM COMPLETA
VETERINÁRIOS
Agendar via WhatsApp