Tosse dos Canis, saiba como proteger seu amigo de estimação
22 de abril de 2022
Vacine seu pet e garanta a ele maior proteção para a saúde!
6 de maio de 2022

Coluna Jean – 29-04

Você sabe o que é criocirurgia veterinária? Talvez tenha ouvido falar da utilização dessa técnica em seres humanos, no tratamento de múltiplas doenças, principalmente de câncer. Esse procedimento inovador tem sido cada vez mais aplicado na terapia de animais e pode ser a solução para muitas enfermidades. Por isso, continue lendo a coluna de hoje pois vou explicar melhor sobre este procedimento.

A técnica consiste em utilizar substâncias congelantes (como o nitrogênio líquido) com o objetivo de necrosar o tecido afetado ela forma cristais de gelo intra e extracelulares, destruindo o tecido doente, sendo facilmente eliminado, podendo promover a renovação do epitélio.

No caso de animais de estimação, a técnica é aplicada somente em lesões externas — diferentemente dos humanos, em que pode ser utilizada para tratamentos internos. É indicada em afecções da pele como, por exemplo, adenomas, melanomas, tumores nas glândulas sebáceas e carcinomas.

Benefícios

O principal benefício do procedimento é ele não ser invasivo. Além disso, na maioria dos casos, a anestesia é local. Outra vantagem do método é ter um custo acessível, muitas vezes mais baixo que uma cirurgia comum.

O número de sessões e o tempo de duração de cada uma varia de acordo com a quantidade e a gravidade das lesões. Um ferimento pequeno pode ser tratado em uma sessão com cerca de 15 minutos. Já os tumores malignos precisam de três sessões.

A criocirurgia oferece um pós-operatório sem grandes exigências nem complicações. Não é necessário o uso de curativos, mas sim a administração correta de analgésicos na recuperação do animal.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o procedimento. Um abraço e até semana que vem!