A castração em cães e gatos faz parte da realidade das comunidades em todo o país, seja na esfera particular ou pública, nos últimos anos a castração tornou-se uma escolha recorrente para controle reprodutivo dos animais. Importante destacar, que a coluna prioriza sempre a informação de qualidade. Nosso foco é não polemizar temas, mas discutir o que é o melhor para os animais e para o meio ambiente. Por isso, hoje, apontaremos quais são as vantagens e as desvantagens da castração em cães (machos e fêmeas), apresentando principalmente questões ligadas à saúde dos peludos.
Para iniciar, falaremos das vantagens da castração nos machos. A castração nos cães é uma cirurgia que elimina os dois testículos, extraindo a possibilidade de que o macho possa desenvolver câncer de testículos e também na próstata, ambas doenças graves, que exigirão tratamento.
Além disso, os machos, ao serem castrados, perdem a necessidade de marcarem território, diminuindo o hábito de urinar em qualquer cantinho. Eles também perdem o interesse pela disputa de fêmeas após a esterilização. Contudo, é mito dizer que os machos ficam menos agressivos após serem castrados. A agressividade está mais associada à criação e ao treinamento. Exemplo disso é que animais de guarda, ainda que castrados, continuam tendo as mesmas capacidades para a função de guardar e proteger.
Nas cadelas, as vantagens da castração são a eliminação dos sangramentos do cio, as doenças que podem ocorrer no útero, como a piometra, por exemplo. Além disso, as cadelas castradas não desenvolvem a gravidez psicológica, que geram vários problemas emocionais (depressão e ansiedade) e físicos (produção de leite, inchaços, entre outros).
Somado a isso, as cadelas, que não foram castradas, ao utilizarem hormônios para evitar o cio estão mais propensas a desenvolverem cânceres de mama. Por isso, a castração muitas vezes é a saída mais eficaz para a contenção de problemas futuros, principalmente, para tutores que têm machos e fêmeas vivendo no mesmo espaço.
Quanto às desvantagens da castração elas são reais e precisam ser analisadas pelos tutores. Normalmente, após a castração tanto machos quanto fêmeas podem ter aumento de peso, uma vez que o animal pode ficar mais sedentário e com mais apetite. Mas, a obesidade só se tornará um quadro de saúde preocupante, se o animal deixar de ter sua alimentação controlada e deixar de fazer exercícios físicos em sua rotina.
Além do aumento de peso, as cadelas, se forem castradas muito jovens, poderão desenvolver incontinência urinária. Já, os machos castrados muito jovens podem ter displasia de quadril, pelo fato de estarem em fase de crescimento. Também, existe o risco de desenvolver hipotireiodismo, caso não seja observado a faixa de idade correta dos mesmos.
Para finalizar, a castração é um procedimento cirúrgico que exige anestesia e cuidados no pré e pós-operatório. Os benefícios da castração em machos e fêmeas, com o controle populacional e de doenças sexualmente transmissíveis são importantes, pois graças a eles é possível ampliar a expectativa de vida dos cães e cadelas.
A esterilização/castração é um procedimento que só pode ser realizado por médicos veterinários em ambientes seguros e estéreis. Como qualquer cirurgia, a castração, precisa ser bem executada, seguindo todos os protocolos sanitários. Se você deseja saber mais sobre castração para o seu pet, procure um médico veterinário, cada caso tem suas particularidades e um tipo de acompanhamento. Não deixe de realizar o melhor para a saúde do seu pet, informe-se e decida-se com confiança.