Como evitar a depressão nos cães
4 de março de 2022
Picada de abelha nos cães, o que fazer?
18 de março de 2022

Cinome: uma doença que pode ser letal para os cães

Você já ouviu falar em cinomose? Ela é uma doença muito grave para os cachorros e que pode levar à morte. Por isso, na coluna de hoje vou explicar melhor sobre o que é esta doença e como nós podemos proteger os bichinhos.

A cinomose é uma doença causada pelo vírus conhecido como CDV, é conhecida por afetar principalmente filhotes por ainda não completaram o esquema vacinal. Além disso, ela é altamente contagiosa entre os cães.

A doença pode se apresentar no organismo dos cachorros de diferentes formas e, assim, pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões ou até mesmo o enfraquecimento do sistema imunológico. A transmissão do vírus ocorre pelo ar, mas também por meio de contato direto com o cão infectado através de secreções, fezes, urina ou com objetos de uso rotineiro do cão doente.

Cinomose tem cura?

Infelizmente ainda não há um medicamento que cure a infecção viral, porém, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas. Como por exemplo: antibiótico e anti-pirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.

Soro fisiológico, para corrigir a desidratação causada pela diarreia. Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso. Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus.

O animal que teve a doença evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus. Neste caso, o cão terá de ter auxílio de sessões de fisioterapia e acupuntura para melhorar o quadro.

O diagnóstico de cinomose deve ser feito por um veterinário. Ele vai analisar os sinais clínicos que o cachorro apresenta e realizar exames de laboratório, radiografia ou PCR (exame do DNA) para confirmar a presença da doença. A partir disso, o profissional será capaz de indicar o melhor tratamento, de acordo com o estágio da doença.

Prevenção

A maneira mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacinação. A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11. No caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações. Apenas depois da última dose o sistema imunológico estará apto a combater o vírus caso haja contato com ele, sendo liberados os passeios ao ar livre.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o tema da coluna de hoje. Proteja seu amigo de quatro patas, um abraço e até semana que vem!