Cãoterapia: a importância deles para quem está em tratamento contra ocâncer
8 de abril de 2022
Tosse dos Canis, saiba como proteger seu amigo de estimação
22 de abril de 2022

Coelhos não são brinquedos a adoção deve ser responsável

Coluna Jean – 15-04

Páscoa, uma época do ano em que, além do momento religioso e de reflexão, é também um período do ano em que as pessoas querem presentear principalmente as crianças com os famosos ovos de chocolate. Mas este agrado está indo além, muitas pessoas também presenteiam com coelhos de verdade, o que torna um grande perigo para o abandono animal. E é justamente sobre este alerta que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.

A cada ano, milhares de coelhos são comprados para servirem de presentes nesta época. A triste realidade é que algumas semanas mais tarde são abandonados. Isso porque quem é presenteado com um peludo nem sempre está disposto a sustentar e oferecer os cuidados necessários que ele exige – e são muitos.

Primeiramente, coelhinhos são baratos, mas os cuidados com eles trazem gastos para a família. Gaiola, bebedouro, comedouro e ração, são alguns exemplos. Além disso, as crianças não são os melhores donos para esses bichinhos peludos, pois eles são frágeis e qualquer manipulação errada pode causar fraturas e lesões graves.

Além disso, os animais possuem uma dieta especial. São herbívoros, que se alimentam de vegetais, como folhas e verduras, além de ração específica para a espécie, ambos em quantidade controlada uma vez ao dia. E ainda, precisam de uma dieta à base de feno de capim.

Esses animais também gostam de se esticar, usar as pernas e saltar. Também é recomendável que tenham acesso à luminosidade natural, para que tomem banho de radiação ultravioleta. Os coelhos são animais propensos a doenças de pele, por isso a higiene deve ser rigorosa, a fim de evitar problemas com fungos e sarnas. 

Coelhos não são brinquedos

Os coelhos devem ser usados como presente apenas se houver o consentimento da pessoa, isto é, sem que haja qualquer tipo de surpresa. É muito delicado presentear alguma pessoa com um animal, ainda mais se ela não está esperando. Isso precisa ser acordado entre os dois lados, pois, diversas questões antes da adoção devem ser discutidas, como a importância da criação, os cuidados, tempo exigido, gastos financeiros. Tudo isso deve ser debatido.

Por serem relacionados diretamente ao símbolo da Páscoa, muitos pets shops fazem grandes divulgações na época próxima ao feriado para aumentar as vendas de coelhos. Portanto, é preciso ter em mente que adotar um animal é um assunto que deve ser muito pensado, afinal, eles não são como um objeto, que podem ser trocados ou descartados quando bem entendermos. 

Espero que você tenha gostado da coluna de hoje e lembre-se: abandono é crime e deve ser denunciado às autoridades.