Vacine seu pet e garanta a ele maior proteção para a saúde!
6 de maio de 2022
Raiva animal, como proteger os nosso bichinhos de estimação
13 de maio de 2022

Coluna Jean – edição 13-05

Se você tem um gatinho ou pretende adotar, é importante estar atento a todos os sinais, doenças e cuidados. Existem várias doenças recorrentes em humanos e que podem acometer animais também. É o caso da leucemia felina. Ela é causada por um vírus e afeta bastante o sistema imunológico do animal. Por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre esta doença e como proteger os gatos.

A Leucemia Felina, também conhecida pela sigla FELV, é uma doença viral é altamente contagiosa e deixa o sistema imunológico vulnerável a outras infecções. Pode ser contraído pelo contato com a saliva, urina ou fezes de outros felinos que já foram infectados com a doença. Nesse ponto, a doença no animal se difere da humana, que tem causas pouco conhecidas, mas não é contagiosa.

A contaminação ainda pode ocorrer também no parto, quando a mãe está infectada e passa a doença ao feto por meio da placenta. Nos gatos, a leucemia ocorre com mais facilidade quando moram vários animais em uma mesma casa e pelo menos um deles costuma sair para passear sozinho.

É possível saber se o bichano está doente a partir dos sintomas de leucemia no gato. Um diagnóstico positivo costuma começar com: febre, falta de vontade de brincar, perda do apetite e, consequentemente, de peso, diarreia, vômitos frequentes, anemia, aceleração dos batimentos cardíacos, ferimentos na pele que demoram a cicatrizar, inflamações na região da boca, advindas de estomatites e dificuldade para respirar.

Ao notar alguns desses sintomas, é importante que o tutor consulte um veterinário. Mesmo que possa significar outra doença que não a leucemia felina, são sinais que não devem ser negligenciados.

Prevenção

Uma das medidas preventivas para evitar que o gato contraia a doença é mantendo ele dentro de casa. Outro ponto que ajuda bastante na prevenção é evitar o compartilhamento de objetos. Caso você tenha mais de um felino em casa, compre potes de alimentos, bebedouros e caixas de areia para cada um. Se possível, separe até os brinquedos — nesses casos, porém, o controle já fica mais complexo.

A prevenção também pode ser feita com consultas regulares ao veterinário e imunização adequada. Há uma série de vacinas que os gatinhos precisam, inclusive a V3 ou V4, que ajudam a combater o vírus que causa a leucemia.
Espero que você tenha gostado da coluna de hoje. Realmente a Leucemia Felina é uma doença muito séria e a vacina é muito importante para prevenir os bichanos.
Um abraço e até semana que vem!