Raiva animal, como proteger os nosso bichinhos de estimação
13 de maio de 2022
Leishamaniose canina: uma doença que pode ser transmitida ao ser humano
3 de junho de 2022

CUIDADO: Não alimente o cão com seus alimentos!

Coluna Jean – edição 20-05

A alimentação canina demanda muitos cuidados. Por isso, é muito importante que todo tutor tenha em mente quais são os alimentos que cachorro pode comer, nada de alimentos humanos para eles pois alguns são altamente tóxicos. Na coluna de hoje vou listar e explicar um pouco mais sobre os principais alimentos proibidos para os cães.

É normal que nós, como humanos, nos sintamos um pouco incomodados com a dieta repetitiva dos cachorros e queiramos dar um toque especial, oferecendo comidas diferentes. No entanto, nem sempre o que damos para os pets vai, de fato, fazer bem para o amigo de quatro patas.

Chocolate

Um dos piores vilões dos animais de estimação, o chocolate contém a substância teobromina (presente no cacau) que pode intoxicar seu cão ou gato. Quanto mais amargo e escuro o chocolate, ou seja, quanto mais cacau, mais perigoso é para o pet. Com a ingestão, pode-se observar vômito, diarreia, hiperexcitação, aumento dos batimentos cardíacos, convulsões e até a morte.

Leite

Apesar da crença popular de que animais, principalmente filhotes, podem tomar leite e seus derivados é muito perigoso consumir lactose de outra espécie animal. Os cachorros são “intolerantes a lactose”, eles não produzem a lactase, enzima que quebra as moléculas do leite. Consumir leite em excesso poderá causar diarreia e desidratação.

Cebola

Pode causar anemia e insuficiência renal. Apenas uma unidade é suficiente para causar tais danos.

Uva

A ingestão de uva pode causar lesão renal aguda, ainda não identificaram qual é a substância presente na fruta que prejudica os pets. Nas primeiras 24 horas, os animais geralmente apresentam vômito como primeiro sinal clínico. Eles podem ainda apresentar fraqueza, desidratação e redução da produção de urina.

Doces

Os doces podem, principalmente, levar os pets à obesidade. Além disso, podem aumentar o risco de adquirir diabetes.

Ovos crus

Estes alimentos, quando não estão cozidos, podem conter bactérias como a Salmonella. Estas bactérias podem ser muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação.

Gostaram da coluna de hoje? Espero que sim! E lembre-se de ficar atento às lixeiras, pois os animais também podem revirá-las e ingerir algum resto de alimento perigoso.

Um abraço e até semana que vem!