O que é a Diabetes Mellitus e como ela afeta os pets?
2 de setembro de 2022
Sarna: o que é e como ajudar seu pet?
22 de setembro de 2022

Coluna Jean – edição 09-09

No dia 09 de setembro é comemorado o Dia do Médico Veterinário, uma profissão que envolve amor, carinho e dedicação em tempo integral no dom de cuidar da saúde e bem-estar dos animais. Por isso, na coluna de hoje e como uma forma de homenagear todos os meus colegas de trabalho, irei falar um pouco mais sobre a profissão.

A medicina veterinária foi criada no Brasil em 1918, e é uma das mais importantes no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS), defende que o médico veterinário tem uma participação extremamente importante na saúde pública. Pois, junto a outros profissionais, atuam no planejamento, prevenção e estudos de medidas preventivas no controle de zoonoses e também de doenças que afetam os animais.

Além disso, assim como nós, seres humanos, temos nossos médicos para acompanhamentos rotineiros, os bichinhos também precisam dessa atenção. Aí entra mais uma atuação importantíssima do veterinário: eles têm a responsabilidade de orientar e explicar o cotidiano e a rotina de cada animal, cuidando adequadamente de suas necessidades individuais e particulares, de acordo com a raça, a idade e a espécie.

Exames preventivos de rotina, vacinações e atendimentos regulares também fazem parte da rotina do profissional. Em situações mais graves, é o profissional que tem a responsabilidade de definir as melhores opções de tratamento, além do uso de medicamentos e cirurgias.

O médico veterinário não para nunca! É uma profissão que necessita de um estudo constante, pois as evoluções do tempo vêm para contribuir positivamente na busca por melhores tratamentos de saúde e qualidade de vida para os animais. Acompanhar estas evoluções é fundamental para o exercício da profissão.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre esta profissão maravilhosa, e aos amigos de trabalho: um feliz dia do médico veterinário!