Os animais também devem realizar um check-up completo da saúde!
21 de janeiro de 2022
O que você precisa saber sobre a Toxoplasmose?
4 de fevereiro de 2022

Raiva: uma doença que pode ser letal para os animais e para os seres humanos

Com certeza você já deve ter ouvido falar da raiva animal, uma doença séria e que pode ser transmitida para os seres humanos. Portanto, na coluna de hoje vou falar um pouco melhor sobre a doença e a importância da vacinação animal.

Considerada uma zoonose, a raiva é uma doença viral que se transmite entre os animais mamíferos e que também pode ser transmitida para os humanos por meio do contato com a saliva de um animal contaminado. Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso do novo hospedeiro, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Após a exposição ao vírus, os sintomas surgem em cerca de 10 dias.

No início da doença, há alteração comportamental, mudanças de hábitos, salivação excessiva, latidos ou miados com maior frequência e agressividade. Com o agravamento do quadro, o animal passa a ter os músculos rígidos, fazendo com que tenha dificuldade para deglutir e mastigar, causando a famosa “boca espumando”, já que não consegue engolir a saliva. Este quadro pode evoluir para crises convulsivas e paralisia total do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é considerada letal.

Vacinação

Infelizmente, a raiva é uma doença que não tem cura. Por isso, é extremamente importante que o tutor esteja atendo aos protocolos de vacinação do pet. Ela é a única maneira eficaz para frear o avanço do vírus.

A vacina antirrábica é obrigatória tanto para os cães, como também para os gatos. A primeira dose se inicia aos 120 dias de vida do animal e as doses de reforço devem ser tomadas anualmente.

Por isso, a vacina antirrábica é essencial para manter seu animal de estimação protegido contra essa terrível doença. Além disso, você estará também se protegendo, já que o vírus é transmissível ao ser humano. Vacine seu pet anualmente, pois certamente essa é uma demonstração de carinho com seu amigo de estimação.

Um abraço e até semana que vem!