Castração: corpo novo, dieta nova!
10 de agosto de 2022
Entenda o que é a Cardiomiopatia Dilatada
26 de agosto de 2022

Sua casa pode ter vários perigos para seu bicho de estimação

Coluna Jean – edição 19-08

Decoração, limpeza, alimentação e tudo mais: fique atento! Sua casa pode ter perigos para a saúde do seu próprio animal de estimação. Quer saber mais? Então acompanhe a coluna de hoje!

Cuidado! O perigo para o pet pode estar onde você menos imagina. Colisões, choques e principalmente intoxicação e envenenamento estão entre os problemas mais comuns causados por negligências domésticas. As consequências vão de vômitos, diarreias e convulsões até deficiências no cérebro, intestino e pulmão, cegueira e óbito.

Comida: jamais compartilhe a sua com seus pets. O organismo de cães e gatos reage mal a diversos alimentos consumidos por nós, como chocolate, uvas e passas, sementes de maçã, pêssego e cereja, cebola e alho.

Faxina: lembre-se que eles andam descalços, deitam, rolam no chão, cheiram e lambem de tudo. Desinfetantes e produtos químicos podem ser muito nocivos à saúde dos animais.

Lixo: descarte fora do alcance dos animais, mesmo se seu bichinho não for daqueles que adoram remexer lixeiras.

Controle de pragas: dedetização e produtos que matam insetos são extremamente venenosos para insetos, ratos e também cães e gatos. Inseticidas e raticidas podem atacar os sistemas nervoso, cardíaco e respiratório. Se for aplicar produtos do tipo, leve seus animais para outro espaço, até que o cheiro cesse completamente.

Tomadas e fios elétricos: não são apenas crianças as vítimas. Proteja seus pets desse perigo.

Medicamentos: devem ser trancados fora do acesso dos animais. Objetos muito pequenos e pontiagudos, se engolidos, também apresentam grande ameaça.

Plantas: seu jardim também pode ser um perigo. Lírios, azaleias, tulipas, crisântemos, espadas de São Jorge são alguns dos vegetais comuns em vários quintais que podem ser altamente tóxicos para cães e gatos.

Em caso de acidente ou intoxicação, não tente medicar seu animal em casa. Procure imediatamente atendimento veterinário. Espero que você tenha gostado da coluna de hoje, um abraço e até a próxima!