Dezembro Verde: mês de conscientização e combate ao abandono de animais
3 de dezembro de 2021
Leptospirose: uma doença muito perigosa para os cães
14 de janeiro de 2022

Coluna Jean – Edição 07/01

Não é só você que sofre com o calor nos dias quentes de verão. Seu pet também sente a elevação da temperatura ambiente, principalmente durante passeios ou brincadeiras ao ar livre. Por isso, na coluna de hoje, vou dar algumas dicas de cuidados para os dias mais quentes.

Nessa época do ano, passear com o cachorro pode se tornar um grande desafio. Isso porque os animais também sentem calor. Por mais que a gente não os sinta transpirando, eles podem ter alguns comportamentos que evidenciam que eles estão sofrendo com a alta da temperatura.

Nestes dias, é importante que você garanta que o seu pet esteja bem hidratado, já que é preciso repor os líquidos que foram perdidos por conta do suor. Mesmo que você não perceba alguns detalhes no comportamento, ofereça água e deixe à disposição.

Passeios

Nos dias de mais calor, o asfalto costuma ficar extremamente quente e nós, humanos, sentimos um grande desconforto ao andarmos descalços. Com os cães não é diferente. De manhã, procure passear antes das 10h da manhã, quando os raios do sol ainda não estão muito quentes ou, se preferir, vá após as 16h, quando o sol já está indo embora.

Sempre procure deixar o seu pet à vontade em lugares mais gelados. Não o deixe em locais fechados e sem circulação de ar. Quando sair, procure se manter na sombra ou em locais mais frescos.

Banhos refrescantes

Além disso, os banhos são sempre uma excelente alternativa para amenizar o calor. Mas lembre-se, se o cão tiver sido exposto ao sol ou calor excessivo, não o coloque imediatamente no banho gelado. Isso pode resultar em um choque térmico e causar diversas doenças ao animal.

Agora, se o cão for do porte de ter muitos pelos, outra boa alternativa para refrescá-lo é aderir à tosa. Lembrando que ela não deve ser feita muito rente à pele, pois pode causar sensibilidade.

Espero que você tenha gostado destas dicas para cuidar do seu amigo de quatro patas neste calorão. Um abraço e até semana que vem!