Você já ouviu falar da “doença do carrapato”?
8 de janeiro de 2021
Período de chuvas: época de transmissão de Leptospirose
22 de janeiro de 2021

Como as clínicas veterinárias funcionam diante da pandemia?

Com a pandemia do Covid-19, muitas medidas restritivas foram implantadas para uma maior proteção da saúde de todos nós. Em nosso estado, por exemplo, estamos vivenciando pela segunda vez em quase um ano medidas mais rigorosas de isolamento social, com a paralisação de atividades presenciais em setores considerados não essenciais na sociedade. É a chamada “Onda Vermelha”, onde só podem funcionar setores essenciais e os demais somente para retirada no balcão ou por meio de serviços de entrega.

Contudo, as clínicas veterinárias são classificadas como atividades essenciais, mas muitos tutores, com receio, não estão levando os pets para os cuidados com a saúde deles. Por isso na coluna de hoje vou explicar um pouco melhor sobre os procedimentos que as clínicas estão tomando para trazer mais segurança aos donos e também aos animais.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial de Veterinária (WVA) emitiram notas defendendo que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfretamento de pandemias, como a que ocorre atualmente. Desse modo, as clínicas se mantêm abertas e devem passar por constantes procedimentos de higienização em todas as áreas.

Além disso, atendimentos médicos sem serem de emergência devem ser previamente agendados e com horários espaçados entre um e outro para evitar aglomerações nas recepções. E os tutores são orientados a irem de máscaras, além disso é permitido somente a entrada de uma pessoa junto ao animal nas salas de consulta/exames.

Já em relação às internações não é recomendado visitas aos animais durante o período que se encontram nas clínicas. Desse modo, a equipe veterinária está emitindo boletins diários aos tutores sobre o estado de saúde dos animais.

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre os procedimentos que as clínicas estão tomando? Espero que sim, pois estamos nos esforçando ao máximo para garantir a qualidade de sempre para a saúde e bem-estar do seu amigo de estimação. Um abraço em todos e até semana que vem!