Fisiatria Pet: Conheça mais sobre essa especialidade veterinária
12 de dezembro de 2022
De olho na Agenda: Fique atento ao calendário Vacinal do seu pet
26 de dezembro de 2022

Cuidados com seu pet durante as comemorações de fim de ano

Escrito pelo médico veterinário Jean Ciarallo

O clima de Natal envolve a todos nós. É um tempo ótimo para reunir a família, amigos e, claro, estar na companhia dos nossos pets. Contudo, nem tudo, é jingle bells, quando lembramos que, nesse período festivo, muitos animais de estimação têm problemas de saúde como estresse, intoxicação gastrointestinal e ingestão de corpos estranhos. 

Isso ocorre por motivos variados, afinal nas confraternizações de final de ano é comum os foguetórios, as viagens para casa de familiares, as festas com muita comida e bebida diferente e os presentes infantis que quase sempre apresentam peças pequenas, que ficam espalhadas pela casa enquanto a criançada brinca.

Dessa maneira, os tutores devem ficar atentos nos próximos dias. Se vai viajar, organize-se para alimentar o seu pet antes do jantar natalino e fique de olho. Roubo de comida por parte deles é bem comum, além disso sempre tem aqueles amigos e familiares que dão comida escondida por debaixo da mesa. 

Falando em comida, se normalmente não é indicado nada que não seja a ração ou patê do seu cão ou gato, nas ceias, você também não vai encontrar nenhuma opção saudável para ele.

Nessa época do ano, circulam na internet vídeos com animais ingerindo bebidas alcoólicas, comendo salpicão, frutas e chocolates. Tudo isso é proibido para cães e gatos! O sistema digestivo dos bichinhos não funciona como o dos seres humanos. Assim sendo, certos ingredientes que por nós seria facilmente digerido, podem não ser absorvidos pelos nossos pets da mesma maneira. 

 A sensibilidade a certas substâncias presentes nos alimentos pigmentados como molhos e apimentados como temperos podem gerar uma série de consequências, desde irritação intestinal e diarreias até a intoxicação alimentar grave. 

 Nesse sentido, outro fato a ser observado é o armazenamento do lixo com restos de alimentos e ossos. Os últimos podem ter o mesmo efeito de um objeto qualquer, como tampas de garrafas, peças de brinquedos, bolas de meias, entre tantos outros. A ingestão de corpos estranhos é muito comum nessas semanas que compreendem o Natal e o Reveillon. Logo, é relevante explicar, que a depender do caso, os animais não conseguem expelir o objeto ingerido nas fezes, sendo necessário a realização de endoscopias e/ou cirurgias para a sua retirada.

 Se seu animal é do tipo aventureiro ou do tipo” ataca mesa”, é importante mantê-lo em um local reservado até o final da festa. Lembrando sempre, que esse local deve ser arejado, seguro e tranquilo para que o Natal seja mais um dia feliz com aquele que te faz feliz o ano inteiro. Fique atento a essas informações e boas festas!