Driblando o estresse do seu pet durante a Copa
29 de novembro de 2022
Cuidados com seu pet durante as comemorações de fim de ano
20 de dezembro de 2022

Fisiatria Pet: Conheça mais sobre essa especialidade veterinária

Escrito pelo médico veterinário, Ms. Jean Ciarallo, especializado em Clínica e Ortopedia.

Na medicina humana, os profissionais formados na faculdade de fisioterapia formam-se como fisioterapeutas, enquanto na medicina veterinária, o profissional veterinário pode se especializar em Terapia Física e Reabilitação, o que engloba um campo maior de estudo e atuação, que é a fisiatria.

Sendo assim, médico veterinário especialista em reabilitação e fisioterapia é intitulado como fisiatra e não como fisioterapeuta veterinário. 

A fisiatria contribui para o tratamento de diversas enfermidades ortopédicas, neurológicas, bem como para programas de emagrecimento animal. Sendo assim, o fisiatra animal não apenas confirma o diagnóstico de um pet doente, como também avalia a sua funcionalidade. O fisiatra tem capacitação técnica para realizar exames de diagnóstico e para a aplicação e prescrição de técnicas de tratamento como eletroterapia, hidroterapia, cinesioterapia, aromaterapia, acupuntura, entre outros.

As diferentes aplicações e estratégias terapêuticas, que buscam prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas de doenças agudas e crônicas, tem como principal objetivo a prevenção, a detecção de doenças, o diagnóstico correto e a avaliação de deficiências, incapacidades e desvantagens de patologias.

Além disso, a fisiatria é focada na recuperação da autonomia do pet por meio de uma reeducação funcional preservando sua qualidade de vida, dando a ele independência nas suas atividades diárias.

Um dos exemplos que podemos citar do trabalho fisiátrico é a reabilitação do pet, cão ou gato, após uma cirurgia ortopédica complexa ou após um quadro de infecção severa. A fisiatria pode colaborar tanto com a melhora motora quanto com a capacidade cognitiva do animal.

Por ser uma especialidade reconhecida mais recentemente é importante dizer que somente o médico veterinário é capacitado para realizar procedimentos de fisioterapia em animais, de acordo com a Resolução 850/2006 do CFMV ( Conselho Federal de Medicina Veterinária). A ANFIVET (Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária), criada em 2005, é outra entidade que norteia regras e normas para a atividade.

Por isso, sempre consulte seu veterinário (a) de confiança para quaisquer dúvidas. A fisiatria veterinária é uma revolução no tratamento atual para pets e pode ser diferencial para a vida e rotina do seu pet.