Os benefícios dos pets para os idosos
10 de março de 2021
Afinal, o que é “gravidez psicológica” e como ela acometem as fêmeas?
22 de março de 2021

Entenda o que é o período do cio e quais os cuidados devemos ter com as cadelas durante este ciclo

Quem tem um pet dentro de casa, principalmente uma cadela, sabe que, em determinadas épocas do ano, será necessário lidar com o famoso período do cio, o que pode ser um transtorno para os tutores. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com as cadelas durante este período.

Um cachorro no cio significa que a maturidade sexual foi atingida, ou seja, quer dizer que a cadela está apta à reprodução. O período, também conhecido como “ciclo estral”, começa a fazer parte da vida do pet, geralmente, cerca de oito a doze meses após seu nascimento. Depois disso, a fase acontece novamente de seis em seis meses.

Período delicado para as cadelas

A situação de uma cadela no cio é delicada, tanto física quanto emocionalmente. Isso porque a cachorra sente desconforto na região da genitália, faz mais xixi do que o normal, além de se sentir irritada e distraída às vezes. O cio costuma dividir-se nas seguintes fases:

Proestro /h4>

É a fase inicial da estimulação hormonal. Nela, a cadela já começa a liberar feromônios capazes de atrair cães machos, mas ainda não está apta para cruzar. Durante o período, é possível identificar algumas alterações físicas, como edema/aumento da vulva. Além disso, há a presença de secreção levemente avermelhada. A duração média dessa fase é de 5 a 15 dias.

Estro

É nesta fase que a cadela está no período fértil. A fêmea pode deixar de apresentar secreção. Além disso, ela se torna receptiva ao macho. O estro tem duração média entre 3 a 10 dias.

Diestro

Durante esta fase, ocorrem as estimulações hormonais que permitem a manutenção da gestação (em caso de fecundação/fertilização). Ela acontece mesmo nas cadelas que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação.

Tanto é que, é nessa fase que muitas cadelas sofrem com a chamada gravidez psicológica. A fase dura, em média, entre 56 e 90 dias.

Anestro/h4>

É o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor. Sendo assim, é um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro. A duração média dessa fase costuma ser de 3 a 10 meses.

Cuidados

Saber reconhecer o cio da cadela é importante, não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter machos não castrados afastados. Lembre-se que, além do risco de uma gravidez indesejada, o contato com cachorros de rua pode expor sua amiga de quatro patas a diversas doenças.

O cuidado mais importante está relacionado em manter o animal, se possível, dentro de casa, em um local próximo a você, para que você consiga avaliar de perto as condições que a cadela apresenta. Sem contar que não pode haver a presença de outros animais neste local.

Ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se o pet está comendo. Durante o cio, é comum cadelas apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo. Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso também podem causar inflamações na região. Em caso de dúvida, procure um veterinário.

Fraldas caninas atuam como um absorvente para cães e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela no cio não deve ficar com elas o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia, lembrando de dar um tempinho para a cadela fazer suas necessidades sem o acessório. Além disso, procure brincar com ela, agradá-la com petiscos, mas sempre respeitando os limites do pet.

Em caso de dúvidas, não hesite em procurar um médico veterinário. O profissional irá repassar as devidas orientações de como cuidar das cadelas neste período, além de realizar consultas com as mesmas, caso haja necessidade.

Espero que vocês tenham gostado do tema dessa semana. Um abraço e até a próxima edição.

Coluna do Jean