Os pets no combate à depressão
12 de fevereiro de 2021
Entenda o que é o período do cio e quais os cuidados devemos ter com as cadelas durante este ciclo
12 de março de 2021

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de muitas famílias. Eles oferecem grande companheirismo e amor incondicional aos seus donos. Mas você sabia que eles também podem proporcionar muitos benefícios à terceira idade? É justamente sobre a relação dos pets com os idosos que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.

A rotina tranquila vivenciada na terceira idade pode ganhar mais agitação com um animal de estimação. Segundo pesquisas, dois terços da população idosa considera os bichinhos como melhores amigos, além disso, eles também podem influenciar na saúde do dono.

Os benefícios trazidos pelos pets são inúmeros, como noção de responsabilidade, aumento de felicidade e afeto, diminuição na solidão e índices de depressão. Além disso, podemos destacar os seguintes benefícios:

Combate ao sedentarismo

Ter animais de estimação em casa faz com que os idosos tenham uma vida mais ativa. Isso acontece porque, ao cuidar de um bichinho, é necessário alimentá-lo, mantê-lo ativo e levá-lo para passear.

Dar uma volta com eles, pelo menos, uma hora combate o sedentarismo e garante que os adultos com mais de 65 anos sejam mais ativos fisicamente. Além disso, promove uma intensa sensação de bem-estar e contribui para sua saúde mental. O ato de caminhar também aumenta a coordenação motora e faz com que o cérebro responda a estímulos sonoros, visuais, táteis e olfativos.

Combate a depressão

Os idosos, em sua grande maioria, sofrem de solidão, por isso, eles precisam se sentir seguros, amados e terem grande contato emocional e sensorial com outros seres. Do contrário, podem desenvolver quadros de depressão e profunda tristeza.

A boa notícia é que os animais de estimação são grandes aliados nesses quesitos, já que a interação e a companhia dos bichinhos podem ser muito reconfortantes e calorosas, principalmente nos momentos mais difíceis.

Exercício da memória

Manter uma rotina de cuidados com um animal de estimação, como por exemplo: dar comida, água, banho e sair para passear, também é uma excelente maneira de exercitar a memória dos idosos e prevenir certas deficiências cognitivas.

Essas práticas diárias também podem contribuir para evitar lesões cerebrais e agitar a rotina doméstica dessas pessoas.

E aí, gostaram de conhecer um pouco mais sobre os benefícios que os pets trazem para os idosos? Espero que sim! Um abraço e até a próxima semana.

Coluna do Jean