Você sabia que as pulgas podem transmitir uma doença muito séria aos gatos?
29 de janeiro de 2021
Os benefícios dos pets para os idosos
10 de março de 2021

Para quem sofre de depressão, ter um animal de estimação pode ser um ótimo remédio. Afinal, poder contar com esse amigo faz muito bem para a saúde física e mental. Por isso, na coluna de hoje, vou falar sobre como a companhia de um pet pode ajudar no combate à depressão.

A depressão, é um distúrbio mental caracterizado pela perda ou diminuição do interesse pelas atividades e prazeres da vida, prejudicando significativamente no cotidiano da pessoa afetada. Hoje, a depressão é considerada a quarta maior causa de incapacidade pela Organização Mundial da Saúde, e é uma doença muito séria.

Por isso, ela deve ser tratada com a ajuda de psicoterapeutas, terapias e medicamentos, com os quais, aos poucos, a pessoa melhora e retoma a sua rotina. A terapia pode ter um melhor resultado com a presença (e ajuda) de um animalzinho de estimação.

Segundo estudos, os animais têm a capacidade de fazer com que seus tutores reduzam os pensamentos negativos, pois sua presença consegue amenizar todos os sintomas de estresse, angústia, tristeza e solidão. Sem contar que a responsabilidade de manter uma rotina constante de cuidados com os pets traz, à pessoa que sofre com depressão, a oportunidade de interação e de se sentir novamente importante.

Sem contar que outro grande benefício que o pet proporciona é o aumento dos “bons hormônios” e a diminuição dos “ruins”, que oscilam constantemente no organismo das pessoas. Os animais, principalmente os cachorros, têm a necessidade de passear, brincar e praticar atividades físicas (como correr na pracinha), sendo assim, ajudam a estimular os donos a também praticarem essas atividades. Isso faz com que o cérebro libere a endorfina, conhecida como hormônio do bem-estar, responsável por diminuir os sintomas causados pela depressão.

Além disso, o olhar carinhoso de um pet libera, no ser humano, o hormônio da oxitocina, resultando na sensação de felicidade. Já o ronronar dos felinos pode, até mesmo, aliviar os sinais de ansiedade.

O amor incondicional e puro que os animais expressam é muito genuíno, e, por isso, eles são ótimas companhias nesse momento complicado da vida. Não é preciso se isolar da sociedade e viver apenas com seu bichinho, pois isso não irá potencializar o tratamento. O ideal é apenas desfrutar de sua companhia e tentar superar as dores, um dia de cada vez.

Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje. Um abraço e até semana que vem!

Coluna do Jean