Que o Carnaval anima muita gente, não é novidade para ninguém. A maior festa popular do país mobiliza o comércio, os serviços públicos de trânsito, de saúde, impactando diretamente a rotina da grande maioria da população. Os pets já fazem parte da festa há um bom tempo, participando de blocos destinados a eles ou acompanhando seus tutores durante a festa que acontece na rua, mas também em casa.
Por isso, durante o Carnaval, é importante priorizar o bem-estar do seu pet, considerando o aumento de atividades e de barulhos intensos. Nesse período, é interessante certificar-se de que seu animal de estimação possui identificação atualizada, caso se assuste e fuja ou até mesmo se perca. As vacinas e os antiparasitários (vermífugos, anti-pulgas e anti-carrapatos) precisam estar em dia, uma vez que os animais estarão em contato direto uns com os outros durante a folia.
Ao levá-lo para ambientes com muita gente e outros animais, precisa mantê-lo com a coleira e afastado do barulho em certos momentos da festa ou do bloquinho. Afinal, eles têm sensibilidade maior aos sons e, ao invés de se divertirem, podem ficar estressados com tanta exposição aos estímulos sonoros e visuais. Mantenha o equilíbrio e permita que eles possam também ter pausas durante a festa.
Os pets precisam ser alimentados e hidratados durante os eventos, visto que em fevereiro o calor ainda é intenso. Sendo assim, ao sair de casa garanta que não vai faltar água e petiscos saudáveis para eles no local onde vocês vão participar da festa. Ninguém quer o pet se alimentando de restos de comida e de bebidas impróprias para o consumo deles, não é mesmo?
Normalmente, os blocos destinados aos pets não permitem fogos de artifício, mas não é garantido que não ocorram explosões nos arredores da festa. Por isso, se o tutor preferir, pode se antecipar e colocar protetores auriculares nos pets para minimizar os barulhos. Lembrando que, se seu pet é ansioso e não gosta de sons altos e músicas, não deve ser levado a esse tipo de evento carnavalesco.
Quanto às fantasias para pets, a recomendação é a mesma para qualquer roupa destinada aos mesmos. Dessa maneira, os animais de estimação precisam vestir fantasias leves, com tecidos divertidos, mas que não causem alergia, coceira, desconforto para se locomoverem e/ou que os impeça de respirar bem e comer.
Cada tutor curte o Carnaval de uma maneira, se preferir passear e descansar, a rotina do pet deve ser mantida. Se vai acompanhar as festinhas e bloquinhos de Carnaval e quer seu pet ao seu lado, siga as informações da nossa coluna, promovendo uma experiência que seja positiva para você e para ele! Divirta-se e bom feriado!