Discopatia: o que é e como tratar?
8 de junho de 2021
Leishmaniose: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento
30 de junho de 2021

Fraturas e luxações na coluna: quais os impactos no bem-estar do seu bichinho?

Alguns traumas na coluna vertebral podem gerar fraturas ou luxações vertebrais, tais lesões causam muitas dores e interferem diretamente na qualidade de vida do pet, podendo, inclusive, levar à perda parcial ou total dos movimentos do membro afetado.

Então, no texto de hoje, eu vou falar um pouco mais sobre as fraturas e luxações da coluna e quais seus impactos na vida do seu bichinho. Vamos lá?!

As fraturas e luxações vertebrais são lesões da coluna vertebral representadas por fissuras, fragmentação e/ou deslocamento das vértebras em relação ao seu eixo anatômico. Em sua maioria, possuem indicação cirúrgica imediata e, dentre suas causas, podemos citar: atropelamentos, quedas, mordidas, acidentes e até maus tratos. Por isso, é possível afirmar que não há predisposição para o desenvolvimento da condição, qualquer pet pode ser vítima de lesões de coluna. É muito comum casos de pacientes com acesso a ruas e avenidas de forma livre ou que vivem em sacadas ou lajes sem proteção, que sofreram acidentes com comprometimento medular.

Sobre aos sinais clínicos, quanto mais comprometida está a parte motora do paciente, mais grave é sua lesão. No pior dos cenários, o bichinho pode acabar perdendo a percepção de dor, a movimentação dos membros, ter incontinência urinaria e fecal, sintomas estes que podem ser irreversíveis dependendo gravidade e do tempo da lesão. Sendo assim, a necessidade de um diagnóstico rápido se faz urgente.

Após o diagnóstico, que é realizado através do exame clínico e neurologico, avaliações radiográficas e até tomografias, o tratamento pode consistir em uso de analgésicos, anti-inflamatórios, imobilização externa, fisioterapia, acupuntura e, até mesmo, procedimentos cirúrgicos, como falado anteriormente, para estabilizar a coluna vertebral.

Infelizmente algumas lesões podem ser tão graves que podem deixar sequelas levando os animais ao uso de cadeiras de rodas além de outros cuidados especiais. Mas, lembrem-se: apenas o médico veterinário é capaz de diagnosticar e mensurar a gravidade das fraturas e lesões vertebrais e, assim, traçar a melhor forma de tratamento para manter a qualidade de vida do pet.

Espero que o texto de hoje tenha sido bastante esclarecedor e se tiverem alguma pergunta ou tema podem enviar para o jornal que falamos sobre suas dúvidas também.

Um abraço a todos e até a próxima semana!