Roupinhas e acessórios para pets, quando usar?
4 de novembro de 2022
A hora do Check-up: A importância da consulta clínica para os pets
21 de novembro de 2022

“Novembro Azul Pet”: Prevenção é a escolha de quem ama!

Escrito pelo médico veterinário Jean Ciarallo

Nossa coluna dessa semana falará sobre a conscientização do “Novembro Azul Pet” e das doenças da próstata nos pets. A campanha é um alerta sobre a necessidade de realizar exames em cães e gatos de meia-idade e idosos, mas também sobre a importância da castração. 

Diferentemente, dos cânceres de mama que apresentam alta incidência nas gatas e cadelas, os cânceres ou neoplasias prostáticas têm baixa incidência nos machos. Porém, as neoplasias prostáticas (câncer de próstata) podem ser graves e evoluir rapidamente para metástases, complicando os quadros de saúde dos bichinhos de estimação. 

A faixa de idade dos pets interfere também no acometimento desse tipo de doença. As hiperplasias (aumento do número de células em órgãos ou tecidos) prostáticas são mais comuns em cães com idades entre 6 e 7 anos, além disso os tumores nos testículos são mais encontrados em animais mais velhos. 

Se faz necessário destacar, que nos machos idosos, o tamanho da próstata aumenta, podendo formar cistos, abcessos e até neoplasia. Na maioria dos casos, o que ocorre é a Hiperplasia Prostática Benigna, ou seja, o aumento da próstata. O fato de a próstata circundar a uretra, o seu aumento pode comprometer os órgãos vizinhos, impedindo, por exemplo, a passagem de urina e das fezes. A maioria dos cães não castrados poderão apresentar a Hiperplasia Prostática Benigna, Prostatites Bacterianas (infecções), Cistos Prostáticos ou ter um caso mais grave, que é o câncer de próstata. 

Por isso, o tutor deve estar atento ao comportamento do seu animal de estimação. Alguns sintomas que seu pet pode apresentar, caso esteja com alguma doença de próstata, são: perda de apetite, micção frequente, fazer esforço na hora do xixi e ter pouca urina, intestino preso, urina com sangue, febre, dores no abdômen, andar enrijecido. 

A confirmação do diagnóstico só é possível correlacionando os sintomas aos exames realizados com os pets. Dessa maneira, a partir dos seis anos de idade, recomenda-se que o animal vá ao veterinário com regularidade, a fim de realizar exames preventivos, como o toque retal para a palpação da próstata.

O tratamento para o câncer de próstata depende das particularidades de cada caso. Assim sendo, existirão casos que necessitarão de cirurgia com a remoção da glândula prostática, outros de quimioterapia e radioterapia, ou, casos que combinarão essas opções de tratamento. 

Para finalizar, não custa deixar a dica de ouro: a prevenção. Se você tem um cão ou um gato, a castração é a melhor opção para prevenir as doenças da próstata. A idade ideal para seu bichinho castrar é em torno de 1 ano de idade, se tratando de cães e gatos pequenos, e de 1 ano e oito meses, em caso de animais de grande porte. Para a prevenção também pode-se destacar que além da castração, a nutrição é muito relevante. Por isso, sempre promova uma alimentação balanceada e de qualidade para o seu pet!