Ultrassonografia: Como é realizado o exame no seu pet
21 de outubro de 2022
“Novembro Azul Pet”: Prevenção é a escolha de quem ama!
14 de novembro de 2022

Roupinhas e acessórios para pets, quando usar?

Coluna Jean – edição 04-11

O mercado pet crescerá 14% esse ano, de acordo com Instituto Pet Brasil (IPB). Os dados apresentados pela entidade mostram que, além de tratamentos para os pets, como vacinas, consultas e cirurgias, os tutores têm consumido bastante acessórios para os seus pets, como brinquedos e roupinhas.

Por isso, o tema do artigo dessa semana é uso das roupinhas pelos animais de estimação, apresentando informações sobre quando elas são necessárias e quais tipos de produtos o tutor deve dar prioridade, caso opte pela compra.

Primeiramente, é importante explicar que os cães e gatos são animais domésticos e, diferentemente, do que possamos deduzir apresentam, nos dias atuais, muitas diferenças com a sua natureza selvagem. Dessa maneira, as raças menos adaptadas ao frio terão sim a necessidade de usar roupinhas para se aquecer, sejam as mesmas representadas por animais de pelo curto ou longo. Isso se deve aos fatores como clima, idade e peso dos animais.

É muito importante que os tutores fiquem atentos, pois os animais demonstram fisicamente a necessidade de serem aquecidos. Além disso, as roupinhas para cães são grandes aliadas para prevenir resfriados e protegerem os animais em caso de chuvas. Os animais idosos, por exemplo, podem se sentir mais confortáveis com as roupinhas do quem sem elas.

Logo, o comportamento do seu pet mostra o que ele precisa e o que ele gosta. Os gatos dificilmente se adaptarão aos acessórios de moda pet, mas isso não é regra. Em países muito frios, o uso de sapatinhos para cães e gatos é muito adotado pelos cuidadores, uma vez que o contato com o gelo pode gerar queimaduras e dermatites por conta do excesso de umidade. Já, nos países como o Brasil, as roupinhas devem ser usadas mais no frio, para aquecimento.

Na hora de comprar a roupinha tenha cuidado com suas escolhas, priorize sempre o conforto à beleza, os materiais em algodão aos materiais sintéticos e à qualidade ao luxo.

O mercado pet tem muitas opções e novidades, que cuidarão da pele do seu cãozinho como as roupinhas hipoalergênicas e com fator solar de proteção. Mas, sempre avalie: se seu pet não se sente confortável com acessórios e roupinhas, não insista. A qualidade de vida dos nossos pets está sempre em primeiro lugar!

* Escrito pelo médico veterinário, Ms. Jean Ciarallo, especializado em Clínica e Ortopedia