Parvovirose canina: conheça os principais sintomas, tratamentos e forma de prevenção
30 de agosto de 2021
Você sabe o que é a “gravidez psicológica” em cadelas?
9 de setembro de 2021

Causas e tratamentos para a lágrima ácida

Você já notou que, em algumas raças de cães, a região dos olhos, próximo ao focinho apresenta uma coloração amarronzada, diferente do tom da pelagem do animal? Isso pode ser um caso de “lágrima ácida”. Na coluna de hoje, vou falar sobre esse fenômeno, suas causas e tratamentos. Vamos lá?

A cromodacriorreia, também conhecida como “lágrima ácida”, é caracterizada por manchas escurecidas e úmidas abaixo dos olhos do cachorro. Essas manchas são causadas pelo escorrimento da secreção quando o ducto lacrimal não é capaz de absorver a lágrima produzida pelo cachorro. Fatores genéticos também podem contribuir para o aparecimento de tais manchas.

Mas, fiquem tranquilos! A lágrima que escorre pelos olhos dos pets não é ácida. O pH é neutro e próprio para sua localização ocular, mas um dos componentes, quando concentrado em excesso, ocasiona a diferenciação da coloração da pelagem, provocando o tom amarronzado na região do focinho.

Entre as raças mais propensas ao aparecimento da lágrima ácida, estão: poodle, maltês, bulldog inglês, spitz alemão, lhasa apso, e shih tzu. Vale lembrar que a secreção da cromodacriorreia não deve ser considerada lágrima de cachorro. Cachorros choram por sentirem dor, carência ou quando sentem falta de algo ou de alguém. Os possíveis motivos pelos quais as lágrimas saem dos olhos dos cachorros são: epífora (obstrução do ducto lacrimal), excesso de pelos na região, pálpebras mal posicionadas, excesso de produção de lágrimas, alteração na anatomia do canal lacrimal.

E é possível acabar com a lágrima ácida? Sim, desde que o animal não tenha nenhum problema físico. A limpeza dos olhos é essencial, mas é importante manter a região sempre seca. Por isso, lave diariamente e seque com um pano bem limpo, lenço de papel ou, até mesmo gaze. É indicado massagear o canto dos olhos, o que evita o entupimento na ponta lacrimal e manter o pelo do rosto do animal bem-aparado.

Gostaram do texto dessa semana? Espero que sim!

Um abraço e até a próxima semana!

VETERINÁRIOS
Agendar via WhatsApp