Causas e tratamentos para a lágrima ácida
2 de setembro de 2021
Causas, tratamentos e dicas para cães que possuem incontinência urinária
14 de setembro de 2021

Você sabe o que é a “gravidez psicológica” em cadelas?

Produção de leite, aumento no volume abdominal, organização de ninho e mudanças comportamentais bruscas nas cadelas nem sempre querem dizer que novos filhotinhos estão a caminho. Essas podem ser algumas das indicações clínicas mais comuns para “gravidez psicológica”. E é justamente sobre este tema que vou explicar um pouco mais na coluna da hoje.

A pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicológica, consiste em alterações hormonais que levam a uma combinação de comportamentos e sintomas da gestação mesmo sem a fêmea estar prenha. Algumas pessoas acham gracioso, engraçado ou divertido ver a cachorrinha agindo como mãe de uma pelúcia ou outro objeto, mas a cadela com “gravidez psicológica” pode ter complicações sérias, como inflamações e infecções no útero (piometra), e tumores no sistema reprodutor.

A falsa gravidez geralmente ocorre em que 60 dias após o cio. Isso porque ocorrem muitos estímulos hormonais nas cadelas e algumas são mais sensíveis a estas oscilações, apresentando sinais clínicos de gestação mesmo sem ter tido contato com um macho.

Sintomas

Uma combinação de comportamentos estranhos e sintomas podem confundir os tutores com uma gravidez de verdade. Porém, apenas um médico veterinário pode avaliar e diagnosticar a pseudociese. Os possíveis sintomas são variados e aparecem em diversos níveis, como por exemplo:

  • Aumento das glândulas mamárias
  • Dores nas mamas
  • Produção de leite
  • Aumento no volume abdominal
  • Alterações comportamentais
  • Organização do ninho
  • Adoção de objetos como cria
  • Agressividade
  • Depressão
  • Uivos incessantes
  • Falta de apetite

Como ajudar a cadela

Ao suspeitar de uma cadela com gravidez psicológica, procure um médico veterinário imediatamente. As alterações hormonais que ocorrem durante a pseudociese em cães podem evoluir para doenças graves nas mamas e no útero, portanto, o tratamento e supervisão são necessários. Entre os principais tratamentos está o uso de medicamentos para regulação hormonal e redução da produção de leite. Além de remédios, os tutores têm papel importante para tornar a gravidez psicológica de cachorro menos agressiva. Realizar compressas em toda a sua cadeia mamária pode ser necessário para aliviar a dor e o desconforto.

Uma das formas mais eficazes de tratar e prevenir a gravidez psicológica em cadelas é realizar a castração do animal. O procedimento cirúrgico impede que a cadela engeavide e também reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães. A castração é indicada tanto para animais que já tiveram a pseudociese quanto para fêmeas que nunca estiveram nessa condição. Além de prevenir a gravidez psicológica do cachorro, a castração evita diversas doenças, além de crias indesejadas.

Gostaram do texto dessa semana? Espero que sim!

Um abraço e até a próxima!

VETERINÁRIOS
Agendar via WhatsApp